China dita avanço nas bolsas da Ásia pelo 5o dia consecutivo

05/07/2011 10:44

 HONG KONG, 4 de julho (Reuters) - As principais bolsas do mercado acionário asiático avançaram pela quinta sessão consecutiva nesta segunda-feira, lideradas pelas ações chinesas.

Após duas semanas de ganhos, as ações mostravam força com a diminuição dos temores sobre uma desaceleração nas economias de gigantes dos mercados emergentes como a China. Uma queda nos preços de commodities, como o petróleo, aumentou a demanda por ativos de risco após um duro semestre.

Um operador de uma corretora em Hong Kong afirmou que a ala compradora que espera resultados a longo prazo estaria voltando ao mercado, sinalizando uma mudança em relação ao trimestre anterior, quando instituições se mantiveram na defensiva e os giros financeiros dos principais índices permaneceram fracos.

O índice de Xangai, que ainda acumula queda anual, avançou 1,94 por cento nesta segunda-feira após dados na semana passada mostrarem crescimento moderado da indústria chinesa em junho, alimentando a esperança de que a economia não esteja se dirigindo para uma desaceleração severa devido ao aperto excessivo da política monetária.

O índice das empresas da China, que reúne as principais companhias listadas em Hong Kong e é a forma mais comum de investidores externos aplicarem dinheiro na China, subiu 2,2 por cento.

Embora o PMI, indicador de gerentes de compras, tenha caído, a tendência geral de investimentos permanece forte e a inflação deve dar uma trégua no segundo semestre, seguida por uma moderação na atividade econômica, afirmaram estrategistas do Merril Lynch,

Eles esperam que a economia chinesa cresça mais de 9 por cento em 2011 -- muito mais do que em um cenário "de dura aterrissagem" de cerca de 7 por cento.

O Nikkei, no Japão, encerrou em alta de 1 por cento, superando brevemente o patamar dos 10 mil pontos pela primeira vez em dois meses, enquanto o mercado acionário da Austrália avançou 0,4 por cento.

O índice MSCI de ações da Ásia-Pacífico fora do Japão ganhava 1,2 por cento, atingindo seu maior nível desde o início de junho e se somando a duas semanas consecutivas de ganhos.

A bolsa de Taiwan avançou 0,40 por cento. Cingapura teve alta de 0,46 por cento.

 

Fonte: REUTERS -  Por Saikat Chatterjee

(Reportagem adicional de Vikram Subhedar)

Pesquisar no site

Contato

China Prime Trading Ltd. Dongbin Road, Hisee International Commercial Building, room 709F Nanshan
Shenzhen
+86 755 2167 5106
+86 13823649971
+55 51 994124032